Papa nomeia brasileiro para Pontifícia Academia das Ciências

O brasileiro Miguel A. L. Nicolelis foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Membro Ordinário da Pontifícia Academia das Ciências. Nicolelis é professor de Neurociência na Duke University, em Durham, nos Estados Unidos.

A nomeação foi divulgada pelo Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé nesta quarta-feira, 5.

Fundada em 1603, em Roma, a Pontifícia Academia de Ciências foi a primeira academia científica do mundo, tendo como um dos históricos membros Galileu Galilei.

Atualmente, a instituição conta com cerca de 80 acadêmicos de várias partes do mundo, nomeados pelo Papa, sob indicação do corpo acadêmico, sem nenhum tipo de discriminação. O objetivo do orgão é promover a pesquisa e examinar questões científicas de interesse da Igreja.

Biografia

O professor Miguel A.L. Nicolelis nasceu em 1961, em São Paulo, Brasil, e  se formou em medicina e concluiu doutorado em Neurofisiologia na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor de Neurociência na Universidade de Duke, em Durham, nos Estados Unidos, coordenador do Centro de Neuroengenharia de Duke, cofundador e diretor científico do Instituto Internacional Lily Safra para Neurociência, em Natal, Brasil.

Miguel Nicolelis foi pioneiro no desenvolvimento e implementação de um novo método neurofisiológico, conhecido hoje como gravações de crônicas, multi-sites com multi-eletrodos, abrindo uma nova área no estudo da neurofisiologia.

Em particular, esta nova área se concentra na medição da atividade neural simultânea e das interações de grandes populações de neurônios em todo o cérebro.

Embora mais conhecido por seus estudos pioneiros na Interface Cérebro/Máquina e próteses neurais  em pacientes humanos e outros primatas, ele também desenvolveu uma abordagem interativa no estudo das doenças neurológicas e psiquiátricas, inclusive o Mal de Parkinson, epilepsia, esquizofrenia e transtornos associados à deficiência de atenção.

Trabalhou também no campo da plasticidade sensorial, do gosto, do sono, das recompensas e do aprendizado. Seus trabalhos influenciaram a pesquisa básica e aquela aplicada nas áreas de informática, robótica e engenharia biomédica.

É membro da Academia Francesa e Brasileira de Ciência, autor de mais de 150 manuscritos e editor de várias publicações, incluindo livros e edições especiais para jornais, e já recebeu vários prêmios internacionais.

Fonte: noticias.cancaonova.com

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros