Sacerdote: Irmãos e irmãs, reunidos em nome do Senhor e conduzidos por sua Palavra imploremos a sua misericórdia sobre nós e sobre todo o mundo:

Todos: Senhor, tende piedade de nós! (ou Kyrie, eleison!)

1. “Jesus viu Simão e André, seu irmão” (Mc 1, 16). Olhai com bondade, Senhor, para o vosso servo, o nosso Papa Bento e fazei que sempre firme conduza a barca que é a vossa Igreja. Rezemos ao Senhor.

2. “Eu farei de vós pescadores de homens” (Mc 1, 17). Concedei a todos nós as virtudes de um bom pescador, para que na paciência e perseverança consigamos conquistar nossos irmãos para vós. Rezemos ao Senhor.

3. “Pois a figura desse mundo passa”(1Cor 7, 31). Lembrai-nos,como são fugazes as glórias e honras desse mundo, para que coloquemos todo nosso empenho em vos amar e servir. Rezemos ao Senhor.

4. “Aos pobres ele ensina o seu caminho” (Sl 24). Enviai o vosso Espírito Consolador, Pai dos pobres, a todos os que passam necessidades e tornai-nos sensíveis às suas necessidades. Rezemos ao Senhor.

5. “De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia” (Sl 24). Lembrai-vos dos nossos irmãos defuntos e admiti-os no convívio dos vossos santos porque sois bom. Rezemos ao Senhor.

Sacerdote: Pai todo-poderoso, renovamos agora o mistério de nossa salvação, concedei por nosso Sumo Sacerdote Jesus Cristo que a vós se oferece, as graças que necessitamos para vos servir fielmente. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.