Sacerdote: Irmãs e irmãs, é preciso rezar em todo o tempo, mas sobretudo nesses dias da Quaresma, devemos pedir ao Senhor a graça de curar a nossa cegueira espiritual para vermos a sua vontade e realizá-la com amor. Nessa intenção, oremos ao Senhor:

Todos: Senhor, que vejamos a vossa vontade!

1. “O Senhor é o pastor que me conduz” (Sl 22). Pastor eterno, que fizestes do Santo Padre o doce Cristo na terra, confirmai-o em seu ministério de pastor universal, e concedei-nos obedecer sempre a tudo que por ele nos ensinais. Rezemos ao Senhor.

2. “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (Jo 9, 7). Nós vos pedimos pelos catecúmenos que se preparam para serem lavados de todo pecado nas águas do Batismo e por nós que já fomos batizados, para que correspondamos com generosidade à vocação santa à qual nos chamastes. Rezemos ao Senhor.

3. “Não vos associeis às obras das trevas” (Ef 5, 11). Fazei-nos radicais no discipulado de vosso Filho, sendo coerentes na ação com aquilo que dizemos na oração e aprendemos da doutrina. Rezemos ao Senhor.

4. “O homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração” (1Sm 16, 7). Ensinai-nos a olhar com vossos olhos de misericórdia os nossos irmãos e irmãs. E ajudai-nos a afastar definitivamente qualquer tentação de julgamento. Rezemos ao Senhor.

5. “Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos” (Sl 22). Acolhei em vossa morada celeste os nossos irmãos defuntos que esperaram em vós. Rezemos ao Senhor.

Sacerdote: Deus eterno e todo-poderoso, fonte e origem de toda luz, purificai com vosso Espírito o nosso olhar, para que fixando-o constantemente em Cristo, façamos sempre o que vos agrada. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor.

Amém.