Sacerdote: Irmãos e irmãs, acabamos de professar a nossa fé católica, pela qual cremos que Cristo Senhor voltará em sua glória para julgar os vivos e os mortos. Nós, que aguardamos na feliz esperança a sua vinda, elevemos ao Senhor as nossas preces.

Todos: Senhor, tende piedade de nós.

1. “Mas queríamos apresentar-nos como exemplo a ser imitado” (2Ts 3,9). Ouvi, Senhor, as preces que vos fazemos pelos pastores da Santa Igreja, e fazei deles o modelo do rebanho e a imagem viva do Bom Pastor. Rezemos ao Senhor.

2. “Para vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça” (Ml 3,20). Conservai-nos em vosso Santo Temor, e concedei-nos a graça de permanecermos no louvor de vosso nome. Rezemos ao Senhor.
3. “Muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu’! e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente!” Olhai para tantos que se consideram cristãos, mas que foram enganados pelas falsas religiões que usam o vosso nome. E concedei-lhes a graça de entrarem em vossa Santa Igreja. Rezemos ao Senhor.
4. “E eles matarão alguns de vós” (Lc 21,16). Para que saibamos responder com amor ao ódio e que o sangue de vossos mártires seja semente de novos cristãos. Rezemos ao Senhor.
5. “É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida” (Lc 21,19). Lembrai-vos de nossos irmãos defuntos e acolhei-os nas moradas eternas. Rezemos ao Senhor.

Sacerdote: Senhor Deus de bondade, aumentai em nós o desejo de vos servir e escutai benigno as preces de vosso povo. Por Cristo, nosso Senhor.  Amém.