Sacerdote: Irmãos e irmãs, nesse ano que começamos, louvemos a Deus todo-poderoso e confiemo-nos à intercessão de Nossa Senhora, para que mostrando-se como nossa Mãe, leve a nossa voz aquele que nascendo por nós dignou-se vir por Ela:

Todos: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

1. “Que todas as nações vos glorifiquem” (Sl 66, 6). Vós, que reunis todos os povos e nações para a glória de vosso nome, expandi o vosso Reino sobre aqueles que ainda não vos conhecem e concedei a Igreja a liberdade e a paz. Rezemos ao Senhor.

2. “Os pastores (…) encontraram Maria e José e o recém-nascido deitado na manjedoura” (Lc 2, 16). Vós, que quisestes que vosso Filho fosse encontrado pelos pastores de Belém junto de Santa Maria e São José, fazei que todos os cristãos compreendam esse laço de amor que criastes e aprendam de Maria e José o modo que quereis que vos amemos. Rezemos ao Senhor.

3. “Deram-lhe o nome de Jesus” (Lc 2, 21). Concedei-nos ter ao longo de nossa vida o nome de vosso Filho em nossos lábios e ao deixarmos este mundo irmos ao vosso encontro com ele em nossos corações. Rezemos ao Senhor.

4. “Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho que clama: Abá – ó Pai!” (Gl 4, 6). Vós, que em Jesus nos tornastes vossos filhos, concedei-nos sempre nos enlevarmos com tamanha graça e nunca nos cansarmos de vos chamar de Pai. Rezemos ao Senhor.

5. “O Senhor volte para ti o seu rosto” (Nm 6, 26). Concedei a vossa paz eterna aos nossos irmãos defuntos e mostrai-lhes a vossa face. Rezemos ao Senhor.

Sacerdote: Concedei-nos, Senhor, a cada dia desse novo ano, termos sempre de saúde alma e corpo e pela intercessão da Virgem Maria sejamos livres das presentes tristezas e gozarmos das eternas alegrias. Por Cristo, nosso Senhor.