Preces – Solenidade da Santíssima Trindade – Ano B

Sacerdote: Irmãos no Senhor, celebrando a festa da Santíssima Trindade, recordamos um texto de suma beleza que nossa Igreja guarda com muito carinho e especialmente hoje, em tantos lugares o recita com devoção. Esse texto é o Simbolo Atanasiano, cujos trechos inspirarão agora as preces de nossa comunidade:

 

Todos: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo!

 

1. “Quem quiser salvar-se deve antes de tudo professar a fé católica”. Nós vos agradecemos, Senhor, por nos terdes conduzido à fé católica e vos pedimos a graça de nela permanecermos para sempre. Aclamemos ao Senhor.

 

2. “A fé católica consiste em adorar um só Deus em três Pessoas, e três Pessoas em um só Deus”. Ensinai-nos a adorar-vos de todo coração, para que o culto espiritual  que oferecemos vos seja agradável. Aclamemos ao Senhor.

 

3. “Da mesma maneira, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente”. Vós que podeis tudo e todas as coisas renovais por vossa graça, completai em nós a obra que começastes. Aclamemos ao Senhor.

 

4. “Em tudo se deve adorar a unidade na Trindade, e a Trindade na unidade”. Vós que sendo Trino e Uno ensinais a Igreja a vida de comunidade, restituí entre os cristãos a unidade que perdemos. Aclamemos ao Senhor.

 

5. “E os que tiverem praticado o bem irão para a vida eterna; e os maus, para o fogo eterno”. Recompensai com a vida eterna os nossos irmãos que adormeceram em Cristo e um dia associai-nos a eles. Aclamemos ao Senhor.

 

Sacerdote: Pai de bondade e misericórdia que por vosso Filho e no Espírito Santo reunis de todos os cantos da terra um povo santo para o vosso louvor, escutai as súplicas desta vossa Igreja, que é o Corpo de vosso Cristo e a morada do Espírito Santo. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros