Sacerdote: Irmãos e irmãs, nessa oração comum, elevemos a Deus, pela intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, as nossas preces:

Senhor, atendei a nossa prece!

  1. “Pedro e João impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito Santo” (At 8, 17). Pelas mãos dos Apóstolos e de seus sucessores reavivais continuamente em vossa Igreja o dom do Pentecostes, fazei que os vossos fiéis reconheçam os seus pastores como homens cheios do Espírito Santo. Rezemos ao Senhor.
  2. “Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira” (Sl 65). Tornai-nos generosos na missão de anunciar-vos a todos os nossos conhecidos, para que o mundo vos conheça, vos ame e se una no louvor de vosso nome. Rezemos ao Senhor.
  3. “Cristo morreu uma vez por todas por causa dos pecados” (1Pd 3, 18). Pelo valor redentor da paixão de vosso Filho, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro. Rezemos ao Senhor.
  4. “Estai sempre prontos a dar a razão de vossa esperança” (1Pd 3, 15). Dai aos vossos fiéis um autêntico desejo de conhecer profundamente a fé católica que professamos e livrai-nos da tentação da superficialidade e do relativismo. Rezemos ao Senhor.
  5. “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (Jo 14, 15). Concedei aos que renasceram da água e do Espírito Santo a graça de vos amar eternamente, guardando vossos mandamentos na terra e contemplando-vos para sempre nos céus.

Sacerdote: Ó Deus que fazeis resplandecer em todo universo a alegria pascal, derramai em nossos corações o vosso Espírito, acolhendo as nossas preces e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por Cristo, nosso Senhor.

Amém.