Sacerdote: Irmãos e irmãs como Igreja do Senhor, apresentemos a nosso Salvador as nossas preces:

Ouvi-nos, ò Bom Samaritano da Humanidade!

1. “Ele é a Cabeça do Corpo, isto é, da Igreja” (Col 1, 18). Senhor, que sois a Cabeça da Igreja, vosso Corpo Místico, assisti com vossa graça o Santo Padre e o Colégio Episcopal. Rezemos ao Senhor.

2. “Esta palavra está (…) em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir” (Dt 30, 14). Levai-nos à escutar, viver e proclamar a vossa Palavra em todos os momentos e circunstâncias da nossa vida. Rezemos ao Senhor.

3. “Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão” (Lc 10, 35). Dilatai o nosso coração, fazendo-nos a amar verdadeiramente a todos, especialmente aqueles mais necessitados. Rezemos ao Senhor.

4. “Converte-te para o Senhor teu Deus” (Dt 30, 10). Realizai em nós continuamente a obra de uma sincera e constante conversão a vós. Rezemos ao Senhor.

5. “E os que amam o santo nome do Senhor dentro dela fixarão suas moradas” (Sl 68, 37). Acolhei em vossas moradas eternas as almas de nossos irmãos defuntos. Rezemos ao Senhor.

Sacerdote: Acolhei, Senhor, as preces de vossa Igreja e concedei-nos por vossa misericórdia o que por nossos méritos não ousamos esperar. Vós que viveis e reinais para sempre. Amém.