Roteiro Homilético – Natal de Nosso Senhor – Missa da Aurora (Missa do Galo)- Ano C

RITOS INICIAIS

 

Is 9, 2.6; Lc 1, 33

ANTÍFONA DE ENTRADA: Hoje sobre nós resplandece uma luz: nasceu o Senhor. O seu nome será Admirável, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz. E o seu reino não terá fim.

 

Diz-se o Glória.

 

Introdução ao espírito da Celebração

 

Como os pastores viemos ao encontro de Jesus. Ele está aqui. Viemos adorá-Lo, trazer-lhe as nossas ofertas, estar com Ele e ouvi-Lo.

 

Vamos aproximar-nos com o coração limpo. Olhemos para a imundície que há em nós e tiremo-la com a dor de amor.

 

ORAÇÃO COLECTA: Concedei, Deus todo-poderoso, que, inundados pela nova luz do Verbo Encarnado, resplandeça em nossas obras o que pela fé brilha em nossos corações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

 

LITURGIA DA PALAVRA

 

Primeira Leitura

 

Monição: O profeta Isaías proclama a chegada do Salvador. Ele vem fundar um povo santo. Que não defraudemos a Jesus.

 

Isaías 62, 11-12

11Eis o que o Senhor proclama até aos confins da terra: «Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador. Com Ele vem o seu prémio e precede-O a sua recompensa. 12Serão chamados ‘Povo santo’, ‘Resgatados do Senhor’; e tu serás chamada ‘Pretendida’, ‘Cidade não abandonada’».

 

A leitura recolhe dois versículos do III Isaías, referidos à Jerusalém restaurada após o exílio. «Até aos confins da terra»: a perspectiva universalista típica da última parte de Isaías corresponde bem à realidade de um «Natal para todos».

«Filha de Sião, Filha de Jerusalém», forma poética de o profeta se dirigir aos habitantes da cidade, e mesmo a todos os israelitas (como aqui sucede). A Igreja é o novo «Israel de Deus», «o monte Sião» (Gal 4, 26; 6, 16; Hebr 12, 22; Apoc 14, 1; 21). «Sião» (etimologicamente lugar seco) era a cidadela da capital, Jerusalém. Inicialmente designava a fortaleza conquistada por David aos jebuseus, a colina oriental de Jerusalém (Ofel), que começou a ser chamada «cidade de David», para onde este transladou a Arca da Aliança. Quando Salomão construiu o Templo, a Norte de Sião, e para lá levou a arca, também se começou a dar a esse lugar o nome de Sião. Depois veio a designar o conjunto da cidade de Jerusalém, ou todos os seus habitantes e mesmo todo o povo de Israel. Na tradição cristã, veio a dar-se uma confusão acerca da localização topográfica do monte Sião, ao situá-lo no Cenáculo, na colina ocidental da cidade alta. Esta confusão parece ter origem em que o Cenáculo foi considerado a sede da primitiva Igreja de Jerusalém, o novo «monte Sião», segundo Hebr 12, 22 e Apoc 14, 1. Actualmente a Arqueologia veio esclarecer estes locais.

 

Salmo Responsorial

Sl 96 (97), 1 e 6.11-12

 

Monição: O salmo convida-nos a cantar com nova alegria o Natal de Cristo.

 

Refrão:         HOJE SOBRE NÓS RESPLANDECE UMA LUZ:

                      NASCEU O SENHOR.

 

O Senhor é rei: exulte a terra,

rejubile a multidão das ilhas.

Os céus proclamam a sua justiça

e todos os povos contemplam a sua glória.

 

A luz resplandece para os justos

e a alegria para os corações rectos.

Alegrai-vos, ó justos, no Senhor

e louvai o seu nome santo.

 

Segunda Leitura

 

Monição: O cristão recebeu pelo Baptismo a salvação que Jesus veio trazer à terra. Por ele derramou sobre nós o Seu Espírito e nos tornou herdeiros da vida eterna.

 

Tito 3, 4-7

Caríssimo: 4Ao manifestar-se a bondade de Deus nosso Salvador e o seu amor para com os homens, Ele salvou-nos, 5não pelas obras justas que praticámos, mas em virtude da sua misericórdia, pelo baptismo da regeneração e renovação do Espírito Santo, 6que Ele derramou abundantemente sobre nós, por meio de Jesus Cristo nosso Salvador, 7para que, justificados pela sua graça, nos tornássemos, em esperança, herdeiros da vida eterna.

 

Esta belíssima síntese soteriológica bem podia ser uma espécie de fórmula de fé corrente na Igreja primitiva que tenha sido inserida na Carta.

5«banho de regeneração e renovação do Espírito Santo» é o Baptismo, que nos faz nascer de novo (Jo 3, 3.5) e que nos torna «nova criatura» (Gal 6, 15; 2 Cor 5, 17). O Natal é ocasião propícia para meditar também no nosso natal, o Baptismo, e para daí tirar consequências práticas: «reconhece, ó cristão, a tua dignidade; tornado participante da natureza divina, não regresses à antiga baixeza duma vida depravada; lembra-te de que Cabeça e de que Corpo és membro. Pelo Baptismo, tornaste-te templo do Espírito Santo» (S. Leão Magno, Homilia para o dia de Natal).

 

Aclamação ao Evangelho           

Lc 2, 14

 

Monição: Vamos aprender com Maria a ouvir e fixar as palavras que nos vêm de Jesus.

 

ALELUIA

 Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados.

 

 

Evangelho

 

São Lucas 2, 15-20

15Quando os Anjos se afastaram dos pastores em direcção ao Céu, começaram estes a dizer uns aos outros: «Vamos a Belém, para vermos o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer». 16Para lá se dirigiram apressadamente e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. 17Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. 18E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. 19Maria guardava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração. 20Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado.

 

A leitura mostra a reacção dos pastores perante o anúncio do nascimento de Jesus que bem pode marcar a atitude do cristão ao tomar consciência do Natal de Jesus: a decisão (tão presente nos nossos vilancetes), de ir a Belém, apressadamente, sem delongas nem escusas ao encontro pessoal com Jesus, Maria e José

18 Os «pastores» contaram as maravilhas daquela noite, mas os conterrâneos não os deveriam tomar muito a sério. Como poderia o Messias revelar-se a gente tão miserável, mal conceituada e tida por pecadora?

19 «Maria» ensina-nos a viver o mistério do Natal no recolhimento, ponderação e intimidade com Jesus: «guardava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração».

 

Sugestões para a homilia

1) Vamos a Belém

Vamos procurar Jesus como os pastores, depois da aparição dos anjos.

Encontrá-Lo-emos pela fé, que nos faz desobri-Lo para além das aparências. Também eles não viram Jesus na Sua divindade. Contemplaram um menino envolvido em paninhos, reclinado numa manjedoura. Mas tinham fé no que os anjos lhes tinham dito e adoraram-No. E contaram cheios de alegria o que lhes tinha acontecido.

Temos a Jesus connosco neste momento, mas não podemos contempláLo como é.

Avivemos o desejo de O ver, repitamos o acto de fé do apóstolo que duvidava da ressurreição: -Meu Senhor e meu Deus (Jo 20, 28).

Que oração tão bela para estes dias de Natal! Ou então aquela de S.Tomás de Aquino: «Adoro-Te com amor Deus escondido» (Adoro Te de devote, latens Deitas)

Há anos, no Peru, um miúdo estava em risco de não ser admitido à primeira comunhão, pois o pároco duvidava se ele saberia o suficiente. O bispo, que estava ali, interrogou o rapaz. E, na igreja, perto do sacrário, perguntou-lhe: -Olha lá, onde é que está Jesus?

O pequeno respondeu apontando para a cruz: -Ali parece que está mas não está. Mais abaixo parece que não está mas está.

O bispo disse ao pároco: – pode admiti-lo à primeira comunhão sem receio.

Que bela lição na sua simplicidade!

Temos de procurar a Jesus cada dia na Santa Missa, na comunhão, e no sacrário das nossas igrejas.

Que bom se neste Natal procuramos aumentar a nossa fé na presença de Jesus no Sacrário! E nos esforçamos por viver em cada domingo o encontro com Ele na Santa Missa!

2) Encontraram Maria e José

Os pastores encontraram a Jesus com Maria e José. A nós hoje acontece o mesmo.

Eles são modelos para nós, pela sua simplicidade e pela sua fé. O Espírito Santo, pela boca de Isabel, louvou a fé de Maria, feliz porque acreditou (Lc 1, 45). Primeiro na incarnação virginal. Depois no presépio de Belém. Ela via um menino na sua pequenez humana e não na Sua natureza divina, escondida também para Ela. Mas era como se visse.

Aparentemente aquele menino era como os outros. Chorava, precisava que O amamentasse, que O vestisse. Dormia tranquilamente no Seu colo. Jesus, perfeito Deus, quis ser também perfeito homem, em tudo igual a nós excepto no pecado (Heb 4, 15).

Vamos olhar para Jesus Menino, contemplar a Sua Humanidade Santíssima, enamorar-nos dela. No Sacrário está como em Belém. Podemos falar-Lhe como a um amigo. Melhor, como ao Amigo com letra grande, o Amigo de verdade.

Quando comungamos temo-Lo em nosso peito. Podemos imaginar como Lhe pegaria a Virgem e também S. José e imitá-los no carinho, na fé, na confiança, na delicadeza.

Tantos vão comungar sem se confessarem. Sem se preocupar em agradecer a Jesus após a comunhão. Que pena se alguém vai ao altar apenas porque é moda, ou para dar nas vistas!

3) Meditando-os em Seu Coração

Maria guardava todas aquelas coisas meditando-as em Seu coração. A fé de Maria levava-a a fazer do dia todo oração, a saber encarar todos os acontecimentos com os olhos de Deus.

A nossa há-de levar-nos a encarar tudo também com olhos diferentes. Não entendemos tudo o que acontece, mas sabemos que está nas mãos de Deus, que tudo conduz para o bem: tudo concorre para o bem dos que amam a Deu (Rom 8, 28). É uma das lições do presépio. Desilusões, alegrias tudo ali se mistura. E a Virgem aparece serena, porque sabe encarar as coisas com os olhos de Deus, com visão sobrenatural.

Também nós pelo dia fora, temos de imitar Nossa Senhora. Sabermos vir até Jesus no Sacrário, procurar nEle a serenidade. Vinde a Mim, vós todos que andais sobrecarregados e fatigados e Eu vos aliviarei (Mt 11,28). Ir a Jesus, ao Amigo que nos espera e pode dar solução a todas as nossas necessidades.

«Para mim -dizia um sacerdote santo do nosso tempo -o Sacrário foi sempre Betânia, o lugar tranquilo e aprazível onde está Cristo, onde Lhe podemos contar as nossas preocupações, os nossos sofrimentos, as nossas aspirações e as nossas alegrias, com a mesma simplicidade e naturalidade com que aqueles amigos seus, Marta, Maria e Lázaro, lhe falavam» (J.ESCRIVA, Cristo que passa, 154)

Sabermos falar-Lhe na comunhão, fazendo os nossos pedidos, contando as nossas alegrias e apresentando os nossos queixumes.

Sabermos oferecer com Ele na Santa Missa os nossos trabalhos e sofrimentos. Ao vir à terra – diz a Carta aos Hebreus, com palavras dum salmo do Antigo Testamento -Jesus exclama para o Pai: Eis que venho para fazer a Tua vontade (Heb 10, 7).

Isso foi a vida de Jesus, desde o presépio até ao Calvário, em que se consumou o Seu Sacrifício. E este torna-se presente na Santa Missa, onde havemos de nos oferecer com Ele. Pondo sobre a mesa do altar as nossas penas e alegrias.

 

Oração Universal

 

Ver Missa da Meia-Noite

 

 

LITURGIA EUCARÍSTICA

 

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS: Aceitai, Senhor, a nossa oblação nesta santa noite de Natal e fazei que, pela admirável permuta destes dons, participemos na divindade do vosso Filho que a Vós uniu a nossa natureza humana, Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

Prefácio do Natal: p. 457 [590-702] ou 458-459

 

No Cânone Romano, diz-se o Communicantes (Em comunhão com toda a Igreja) próprio. Também nas Orações Eucarísticas II e III se faz a comemoração própria.

 

SANTO

 

Monição da Comunhão

 

Os pastores encontraram Jesus no presépio e ficaram cheios de alegria. Temos mais sorte do que eles. Podemos comungar.

Aprendamos com Maria a tratar bem a Jesus, que vem a nós.

 

Jo 1, 14

ANTÍFONA DA COMUNHÃO: O Verbo fez-Se carne e nós vimos a sua glória.

 

 

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO: Senhor nosso Deus, que nos dais a alegria de celebrar o nascimento do nosso Redentor, dai-nos também a graça de viver uma vida santa, a fim de podermos um dia participar da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

 

RITOS FINAIS

 

Monição final

 

Os pastores regressaram e davam glória a Deus. Vamos fazer como eles. Animar todos os nossos amigos a encontrar a Cristo de verdade, sobretudo na Eucaristia.

 

 

 

 

 

 

Celebração e Homilia:          CELESTINO FERREIRA CORREIA

Nota Exegética:                     GERALDO MORUJÃO

Sugestão Musical:                 DUARTE NUNO ROCHA

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros