Bento XVI é escolhido um dos protagonistas da economia em 2010

O Papa Bento XVI foi incluído entre os protagonistas do mundo da economia em 2010 por um dos principais jornais econômicos da Itália – Il Sole 24 Ore.

“Pelas suas contínuas lembranças à comunidade econômica e financeira contra o egoísmo e o usufruto selvagem dos recursos” e “por ter tornado transparente o Ior (Instituto para as Obras Religiosas, que gerencia os recursos da Santa Sé)” são as principais motivações para a escolha.

O artigo publicado pelo jornal intitula-se Joseph Ratzinger/Un’anima per il mercato Joseph Ratzinger/Uma alma para o mercado.

“O Papa teólogo deu mais uma prova da profundidade de seu pensamento e de o quanto é capaz de incidir sobre a sociedade contemporânea. Os seus contínuos alertas ao mundo da economia e das finanças, originados da Encíclica Caritas in veritate, contra os egoísmos e o niilismo da sociedade contemporânea não passaram despercebidos. Da mesma forma, fez refletir com o aviso sobre a exploração dos recursos, antes de tudo agrícolas, em prejuízo dos países mais pobres”, destaca o jornal.

O motu proprio recém-publicado, que dá mais transparência às atividades do IOR, também foi mencionado como a melhor solução após um “longo parênteses de opacidade”.

Leia mais
.: Vaticano e Santa Sé implementam novas regras financeiras
.: Movimentação financeira no Vaticano terá novas regras
.: Vaticano estranha notícias sobre investigação judicial a Tedeschi

Reportagem: Leonardo Meira
Fonte: noticias.cancaonova.com

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros