Homilia Sábado XII Semana do Tempo Comum | Ano C

Imaculado Coração de Maria

Sábado, 12ª semana do Tempo Comum, C – Is 61,9-11; 1Sm 2,1.4-8; Lc 2,41-51

Mesmo que a Madre Virgínia Brites da Paixão e a Beata Alexandrina da Costa já tivessem falado da devoção ao Imaculado Coração de Maria, indubitavelmente foi o contexto das aparições de Fátima, em 1917, que fizeram com que o Coração Imaculado de Maria fosse, finalmente, mais querido e amado. Disse Nossa Senhora à Ir. Lúcia de Fátima: “Para salvar as almas, Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Imaculado Coração”.

A Escritura diz que Maria “conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração” (Lc 2,51) e é para esse Coração Imaculado para o qual queremos olhar para contemplar de novo os fatos da nossa salvação. Envolvidos no coração materno de Maria, confiamos que o Senhor nos concederá a graça salvífica.

Vindo ao encontro da nossa fraqueza, Nossa Senhora prometeu, através da Ir. Lúcia, em 1925, que aqueles que comungarem durante cinco sábados consecutivos serão salvos. É bom que leiamos mais uma vez as palavras da Santíssima Virgem Maria: “Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam, com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar e diz que todos aqueles que durante 5 meses, ao 1.º sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem 15 minutos de companhia meditando nos 15 mistérios do Rosário, com o fim de Me desagravar, Eu prometo assistir-lhes, na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas”.

Só para esclarecer: a confissão pode ser um pouco antes ou um pouco depois da comunhão, o importante é que a comunhão do primeiro sábado seja feita estando a pessoa em graça de Deus, isto é, sem nenhum pecado mortal desde a última confissão bem feita. Mais ainda, nunca se deve comungar em pecado mortal, pois seria sacrilégio e ofenderia mais o coração de Jesus e de Maria.

Quanto aos 15 minutos de meditação dos mistérios do Rosário, basta enunciar cada mistério, depois pensar um pouco nele e dizer alguma pequena oração. É suficiente meditar os mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos, uma vez que, quando Nossa Senhora fez essa promessa, os mistérios luminosos ainda não existiam. Além do mais, São João Paulo II, ao instituir a parte dos mistérios luminosos, deixou-os facultativos, de tal maneira que o Santo Rosário continua a ter apenas 3 Terços. Que o Imaculado Coração de Maria seja o nosso refúgio, pois nele encontramos a salvação, pois encontramos o Salvador.

Padre Françoá Costa
Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros