Sacerdote: Meus irmãos, a palavra eucaristia significa também ação de graças, isto é, agradecimento. Neste Santo Sacrifício, pelas mãos da Virgem Santa Maria, apresentemos a Nosso Senhor a nossa gratidão por seu grande amor, vamos dar-Lhe graças por Sua imensa glória.

Todos: Nós vos agradecemos, Senhor!

1. “O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações sua justiça” (Sl 97, 2). Porque fizestes de vossa Igreja Católica o sinal e único meio de salvação para todos os povos:

2. “Mas a Palavra de Deus não está algemada” (2Tm 2, 9). Pela coragem que dais a tantas testemunhas de vosso Filho em anunciar a vossa Palavra, mesmo que isso lhes custe a liberdade ou mesmo a vida:

3. “Tua fé te salvou” (Lc 17, 19) . Pelo dom da fé, que nos concedestes no Batismo e que a cada dia nos fazeis crescer junto com a esperança e o amor:

4. “Permite que teu servo leve daqui a terra que dois jumentos podem carregar” (2Rs 5, 17) Porque nos tornastes dignos de estar aqui, na terra santa desta Igreja, e vos servir:

5. “Se com ele morrermos, com ele viveremos” (2Tm 2, 11). Porque associastes a vossa morte muitos de nossos irmãos e irmãs:

Sacerdote: Deus eterno e todo-poderoso, que aceitais benigno a gratidão de vossos servos, tornai-nos sempre mais agradecidos por todos os benefícios que recebemos de vossa bondade, mesmo aqueles que desconhecemos. Por Cristo, nosso Senhor.

Amém.